top of page

Casal

A vida de casal é preenchida por inúmeros desafios. A dinâmica do casal é, muitas vezes, um catalisador das dificuldades que a vida adulta coloca, reflectindo-se na relação conjugal e exigindo ao par uma capacidade adaptativa, que nem sempre ocorre ao ritmo que nos é imposto.

Frequentemente, o pedido de ajuda surge perante uma crise conjugal, desencadeada por alguma dificuldade que provoca mal-estar na relação: uma doença, o nascimento de um filho ou dificuldades financeiras. Outras vezes, o pedido surge quando há uma tomada de consciência relativamente a um mal-estar ou impasse na relação, tornando-se a terapia de casal um espaço de compreensão e elaboração do que está a decorrer na vida emocional do casal,  através da relação com o psicoterapeuta.

De um modo geral, existem padrões inconscientes na forma como o casal se relaciona, os quais, frequentemente, geram estados de sofrimento e de incompreensão, podendo funcionar enquanto obstáculos à construção de uma relação saudável.

A terapia de casal é um processo que permite ajudar a superar dificuldades emergidas na relação conjugal, através da compreensão da dinâmica relacional instalada entre os seus integrantes, de forma a desenvolver as potencialidades do casal e promover uma relação mais satisfatória para ambos.

Família

A família é um grupo permeado por diferentes relações, sentimentos e pensamentos, que podem ou não ser elaborados ao longo da relação familiar. Existem fenómenos particulares que convergem para a construção da dinâmica familiar e que são, muitas vezes, de natureza inconsciente, interferindo com todos os seus elementos – aspectos que se repetem de geração em geração, dificuldades de comunicação entre os membros, conflitos entre a individualidade de cada elemento e a própria identidade familiar, são alguns dos desafios que se podem atravessar no ciclo vital da família, enquistando o funcionamento da mesma.

A Terapia Familiar é um método psicoterapêutico que se baseia no trabalho conjunto com os diferentes elementos de uma família, considerando a dinâmica relacional do grupo familiar. Trata-se de uma abordagem que é indicada em situações em que toda a família está afectada, mesmo que, por vezes, a família procure ajuda através do sintoma apresentado por um dos seus elementos. É pela tomada de consciência dos padrões relacionais, instalados entre os diferentes elementos, que se evolui para um estado de maior bem-estar.

bottom of page